4º Encontro


Calc
Atividade a distãncia – Criar um gráfico e cruzadinha, usando o BR-Office Calc.

Como Elaborar Palavras Cruzadas_Calc

Atividades Calc Proinfo

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PLANILHAS ELETRÔNICAS

Nesta unidade estaremos trabalhando com um aplicativo, o software livre Calc, que faz parte do pacote BrOffice e visa a solução de problemas do usuário, de modo que ele possa efetuar as mais diversas tarefas que envolvam números, conforme suas necessidades. São inúmeras as situações que podem ser pensadas com base em uma planilha: horários de aulas, registros de notas, orçamentos, controle de estoque, inventário da sala de aula, criação de banco de dados, controle de empréstimo de livros e vídeos de biblioteca, controle de trabalhos de alunos, estatística, sistematização de dados de pesquisa, geração de tabelas e gráficos, entre outros. Como você pode ver, o potencial dessa ferramenta para representar situações e realizar simulações é enorme. E pode ajudar muito a projetar cenários diferentes, a partir dos quais você poderá tomar decisões diferenciadas para cada momento. Não são poucas as funcionalidades úteis do Calc na gestão de um trabalho ou organização, já que possibilita trabalhar com o controle e a gestão das mais variadas ações. Uma de suas vantagens está em executar operações matemáticas e estatísticas, geradas automaticamente pelo sistema. Além disso, as ações podem ser realizadas com segurança,
pois caso haja erro, você poderá retomar e fazer as alterações, sem ter de recomeçar tudo.

Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática:


• Criar planilhas eletrônicas.
• Refletir sobre o potencial das ferramentas do software Calc na sistematização de dados para solucionar problemas concretos.

Introdução


O que é uma planilha (do inglês “sheet”)? Pode ser considerada uma tabela multifuncional, preparada para efetuar cálculos, operações matemáticas, projeções, análises de tendências, gráficos ou qualquer tipo de operação que envolva números. As informações são organizadas em colunas e linhas, cuja intersecção delimita as células. Uma célula é formada pela junção de uma linha com uma coluna e possui seu próprio endereço, composto pela letra da coluna e pelo número da linha. Esses endereços aparecem nas fórmulas de composição do conteúdo das células e das relações que podemos definir entre elas. Assim, pó exemplo, A1 identifica o endereço da célula pertencente à coluna A juntamente com a linha 1 e assim por diante. Colunas: estão dispostas na posição vertical e são identificadas da esquerda para a direita, começando com A até Z. Depois de Z, são utilizadas 2 letras: AA até AZ, que são seguidas por BA até BZ, e assim por diante, até a última, num total de 256 colunas. • Linhas: estão dispostas na posição horizontal e são numeradas de 1 até 65.536. Portanto, a intersecção entre linhas e colunas gera milhões de células disponíveis. Além das funcionalidades já citadas, você pode também variar a formatação dos dados, como tipo, tamanho e coloração das letras, impressão em colunas, alinhamento automático; utilizar figuras, gráficos e símbolos; movimentar e duplicar dados e fórmulas dentro das planilhas ou de uma planilha para outra; armazenar textos em arquivos e modificá-los. Pode-se utilizar as planilhas para tratar de um variado número de informações, de forma
fácil e rápida, principalmente se utilizar as mesmas fórmulas para uma grande quantidade de dados. E, se houver necessidade de alterar algum número, as fórmulas em que ele estiver presente, por meio de seu endereço, serão automaticamente atualizadas.

ATIVIDADE DE PRÁTICA


Agora você vai praticar o que aprendeu criando uma planilha. Assim, poderá entender melhor como inserir e trabalhar com os dados, familiarizar-se com os comandos e os efeitos produzidos quando movimenta o mouse, o teclado e os menus. Crie uma planilha com as seguintes características:
Coloque um título “Registro de Notas em História no 2º Bimestre de 2008” na linha 1. Deixe a linha 2 em branco. Na linha 3 coloque os títulos das colunas: nome do aluno na célula A3; trabalho 1 na B3; trabalho 2 na C3; trabalho 3 na D3; trabalho 4 na E3; trabalho 5 na F3. Na célula G3 escreva “Nota total”; na célula H3 escreva “Média”.
Nas linhas (A 4 a A9) insira os nomes de 5 alunos (use ordem alfabética). Deixe a coluna G em branco.
Na célula H 4 insira a função Soma, para calcular a nota do primeiro aluno; faça o mesmo nas células H 5, H 6, H 7, H 8 e H 9 para poder calcular a nota dos demais alunos;
Na célula I 4 insira a função Média, para calcular a nota média do primeiro aluno; faça o mesmo nas células I 5, I 6, I 7, I 8 e I 9, para poder calcular a média dos demais alunos;
Os valores são de sua livre escolha. Revise o exemplo que está no texto nas figuras 10.13 e 10.14 enquanto constrói sua planilha.
Salve sua planilha no seu Portfólio, na Pasta de Usuário.

4 Vamos trabalhar com fórmulas?

O que é uma fórmula? É uma equação que efetua cálculos em uma célula. Podem-se criar fórmulas que efetuem operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão) ou que comparem valores (maior que, menor que). Uma fórmula permite relacionar células específicas com o objetivo de realizar operações matemáticas utilizando os seus conteúdos quando estes forem numéricos. No momento em que um dos valores das células que compõem uma fórmula for alterado, o resultado será recalculado automaticamente.
Esta característica garante que os dados de uma planilha estejam sempre atualizados.
Lembre-se de que há prioridade entre operações: para efetuar qualquer combinação de cálculos sempre é necessário lembrar que o Calc obedece à prioridade entre as operações.
Assim sendo, multiplicação e/ou divisão têm prioridade em relação à soma e/ou subtração.
Vamos ver um exemplo? Como você pode obter a média entre 5 + 6 + 9?
==> Se a fórmula for digitada assim: =5+6+9/3, o que acontecerá? O Calç, primeiramente,
irá dividir 9 por 3 e, depois, somará o resultado com os demais números. O resultado
será 14, o que, obviamente não corresponde à média.
==> Portanto, para obter o resultado correto, deve-se envolver a soma por parênteses: =(5 + 6 + 9)/3. Assim, primeiramente será calculado o que está dentro dos parênteses e, depois, o resultado será dividido por 3.
Como colocar uma fórmula na planilha?
Para criar uma fórmula deve-se saber onde se localizam as informações que serão usadas no cálculo.
1. Digitar os dados;
2. Clicar na célula onde desejar que apareça o resultado;
3. Na Barra de Fórmulas digitar um sinal de igualdade (=);
4. Clicar na célula que contém o primeiro valor que entra na fórmula (o endereço dela aparecerá na Barra de Fórmulas);
5. Na Barra de Fórmulas digitar um operador matemático;
6. Repetir os passos 4 e 5 até que a fórmula esteja completa;
7. Clicar em (a fórmula aparecerá na barra de fórmula e o resultado na célula ativa).
Ou pode-se seguir os passos 1 a 3 e digitar a fórmula toda, corretamente, na Barra de Fórmulas e, em seguida, clicar em .
É importante notar que as fórmulas não aparecem na planilha, mas somente o seu resultado.

Como criar gráficos a partir de planilhas?
Para criar um gráfico na sua planilha, utilize um intervalo de células como a fonte de dados desse seu gráfico. Para isso, selecione as células e, em seguida, no menu Inserir, clique em Gráfico.
!
Passo-a-passo:
1. Abra uma planilha e insira alguns dados com títulos de linha e de coluna, preenchendo-
os com os dados do seu trabalho;
2. Selecione os dados juntamente com os títulos para que possa confeccionar o gráfico
desejado;
3. Clique no ícone > Inserir gráfico na barra de ferramentas padrão (o ponteiro do mouse
assume o formato de uma cruz com um pequeno símbolo de gráfico);
4. Na planilha, arraste para abrir um retângulo que defina a localização inicial e o tamanho
do gráfico;
5. Assim que você soltar o botão do mouse, aparecerá uma caixa de diálogo na qual você poderá fazer outras entradas;
6. Para trocar os eixos horizontal e vertical de um gráfico, na barra Formatação, clique duas vezes nele e, depois clique no ícone > Dados em colunas ou > Dados em linhas;
7. Se você colocou o gráfico em segundo plano na sua planilha do BrOffice.org Calc e deseja selecioná-la para posterior edição:
==> Na barra de ferramentas Desenho, clique na seta > Selecionar. Agora você pode clicar no gráfico para selecioná-lo.